Pássaros me faziam chorar será lançado na 68ª Feira do Livro de Porto Alegre
 



Noticias

Pássaros me faziam chorar será lançado na 68ª Feira do Livro de Porto Alegre

Carolina Magalhães


Tomaz Fantin de Souza é engenheiro mecânico e professor do Instituto Federal Sul-rio-grandense. Natural da cidade de Vacaria na Serra Gaúcha, mora em São Leopoldo, na região metropolitana de Porto Alegre. Entre números e letras, em 2020 publicou o livro “Uma Passagem para Bratislava” e agora apresenta esta coletânea de contos.

Escrita Criativa: Conte resumidamente o seu livro Pássaros me faziam chorar. O que podemos esperar dele?

Tomaz Fantin de Souza: É um livro feito com as vísceras, um exorcismo. O leitor pode esperar um livro de histórias curtas e rápidas, que podem ser lidas numa sentada.

EC: Existe um fio condutor entre os contos, um tema que se repete ou se destaca?

TFS: Masculinidades e dependências, químicas ou emocionais, são os fios condutores deste livro. Em alguns contos os dois temas se encontram.

EC: Como surgiu a ideia do título?

TFS: Há muito tempo, após uma noitada, um amigo acordou numa ressaca tão forte e me disse que até o som dos passarinhos fazia mal.

EC: Por que a opção por um livro de contos?

TFS: Acho fantástico ler histórias aleatórias de escritores e escritoras diferentes. Abrir um livro da Clarice Lispector e ler um conto, depois outro do Machado de Assis. Chegar cansado do trabalho, abrir aquele "100 Melhores Contos Brasileiros do Século" e ler uma história inteira que se resolve antes de dormir.

EC: A quem você dedica seu livro?

TFS: Ao meu pai, que faleceu em agosto.

EC: Quais são suas influências como contista?

TFS: Eu gosto muito dos estilos do Rubem Fonseca e do Dalton Trevisan, um tapa na cara sem muitas delongas. Também acho que, nos dias de hoje, com tantas coisas tirando a atenção, o conto é uma possibilidade de manter o interesse do leitor.

EC: Como está a expectativa para autografar na Feira do Livro de Porto Alegre?

TFS: Estou um pouco nervoso, é algo novo para mim, um escritor iniciante, mas muito divertido também.

EC: Você já está escrevendo um próximo livro?

TFS: Sim e não. Alguns contos "sobraram" de "Pássaros me Faziam Chorar" e pretendo trabalhar um pouco mais em cima deles. Escrevi o esqueleto de uma novela que acabei "fatiando" e sobraram algumas páginas.

Acredito que meu próximo livro será sobre caminhoneiros, uma temática pouco lembrada na literatura brasileira. Era a profissão de meu pai, conheço um pouco da vida na estrada e vejo matéria-prima para uma ou muitas histórias.

Serviço

O quê? Pássaros me faziam chorar
Quando? 29 de outubro, 17h
Onde? Feira do Livro de Porto Alegre

 

Cadastre-se para receber dicas de escrita, aviso de concursos, artigos, etc publicados no portal EscritaCriativa.com.br